Totalmente contrária à manutenção corretiva e a manutenção preventiva, a manutenção preditiva visa analisar os equipamentos durante o funcionamento, identificando quaisquer tipos de falhas, proporcionando ao gestor a oportunidade de se antecipar a quebra.
Em alguns setores, como na aviação, indústrias, linhas de produção de bebidas, etc, esse tipo de manutenção é imprescindível, pois garante o funcionamento dos equipamentos, a confiabilidade e sua segurança.
Você tem algumas dúvidas sobre isso? Não se preocupe! No post de hoje vamos falar sobre a importância da manutenção preditiva de equipamentos. Confira!
Essa prática consiste na análise de vibração e/ou termografia realizadas em máquinas ou equipamentos durante o funcionamento.
A manutenção tem como objetivo reduzir a probabilidade de falhas ou a degradação do equipamento, garantindo o pleno funcionamento do equipamento, sem perdas de performance ou desgastes prematuros.
Por ser uma cultura não muito empregada no Brasil em alguns setores, muitos líderes tem a visão de que é desnecessário o investimento neste tipo de serviço, uma vez que o custo anda cada vez mais controlado.
Mas a pergunta a ser feita é: Qual o custo com a manutenção corretiva quando ocorrer a falha e o custo parado de produção? Qual seria o impacto no negócio quando isto ocorrer?
Se uma interrogação apareceu em sua mente, tenha a certeza que sua empresa precisa desta solução. Daí o nível de importância deste tipo de manutenção. Garantir de forma antecipada que os resultados planejados sejam alcançados.
A manutenção preditiva realizada periodicamente é a melhor forma de garantir o pleno funcionamento dos equipamentos. Todas as suas intervenções poderão ser planejadas e realizadas em intervalos previamente especificados e que não impactam na operação da empresa e nem prejudique seus resultados.
Essa prática reduz significativamente a probabilidade de falhas, visto que os componentes críticos são identificados para que possam ser substituídos ou inspecionados antes que ocorram quebras. Mas é importante deixar claro que a manutenção preditiva não impede que falhas aconteçam, tudo vai depender da tomada de decisão do líder responsável pela área.
Quebras inesperadas podem ocorrer, sendo necessárias intervenções corretivas, porém a chance de elas ocorrerem reduz significativamente com esta manutenção. De forma resumida, podemos dizer que a manutenção preditiva garante a confiabilidade do equipamento.
Viu a importância da manutenção preditiva dos equipamentos? Agora que você conhece um pouco mais sobre essa prática, compartilhe nas redes sociais e ajude seus colegas a entenderem um pouco mais também! E se ainda restar alguma dúvida, deixe um comentário para a gente aqui abaixo, ou faça contato e verifique como podemos ajudar sua empresa.
Leave a Reply